Notícias

GTM completa aquisição da quantiQ no Brasil

terça-feira, 4 de abril de 2017

Fonte: Nicole Ongaratto - Investimentos e Notícias

 GTM Holdings, S.A. (GTM), uma das maiores distribuidoras de produtos químicos da América Latina, anuncia a conclusão da aquisição da maior distribuidora de produtos químicos do Brasil, quantiQ, que pertencia à Braskem, a maior petroquímica das Américas, após aprovação pela autoridade brasileira de concorrência, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

 

O negócio foi anunciado ao mercado em janeiro e está avaliado em R$ 550 milhões. A aquisição traz para a GTM uma linha de negócios diferenciada e totalmente desenvolvida aos negócios de distribuição de produtos químicos existentes no Brasil, criando a maior plataforma independente de distribuição de produtos químicos na América Latina, consolidando a posição de liderança da GTM neste mercado.

 

A Advent International, uma das maiores e mais experientes gestoras de private equity em todo o mundo, é o acionista controlador da GTM e forneceu financiamento de capital para apoiar a aquisição da quantiQ.

 

Fundada em 1991 como Ipiranga Química, a quantiQ construiu uma marca reconhecida com um longo histórico na indústria química. A empresa possui um portfólio abrangente de commodities, especialidades e produtos de performance, oferecendo serviços de valor agregado para seus mais de cinco mil clientes em 50 segmentos de mercado, incluindo cosméticos, produtos farmacêuticos e nutrição humana. A quantiQ é a principal distribuidora de produtos químicos no Brasil em um mercado fragmentado, onde os 10 maiores players têm apenas 30% de participação no mercado.

 

A quantiQ e a GTM começarão a integrar operações e juntas operarão 62 centros de distribuição em 12 países em toda a América Latina com nove laboratórios de aplicações e atenderão mais de 15 mil clientes em mais de 50 segmentos de mercado. Como resultado, a plataforma ampliada da GTM será capaz de oferecer aos clientes e fornecedores uma ampla rede de distribuição, bem como uma maior e mais inovadora gama de produtos, com tecnologias de ponta.

 

Como parte do fechamento da transação, a GTM decidiu transferir sua sede para São Paulo. O Brasil é o maior mercado da América Latina e a quantiQ é agora a maior operação da plataforma GTM. A empresa também considera importante estar localizada no centro financeiro do Brasil e ter acesso direto ao mais dinâmico mercado de capitais da América Latina.

 

Leia mais em: Investimentos e Notícias

Confira Outras Notícias