Notícias

Nestlé pagará US$7,15 bi para Starbucks em aliança global de café

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Fonte: Reuters

A gigante de alimentos Nestlé pagará à Starbucks 7,15 bilhões de dólares em dinheiro pelos direitos de vender os produtos da cadeia norte-americana de café ao redor do mundo, amarrando a marca premium ao poderio global de distribuição da empresa suíça.

 

O acordo para um negócio com vendas de 2 bilhões de dólares reforça a posição da Nestlé como a maior empresa de café do mundo, buscando fortalecer seu lugar no topo de um mercado em rápida mudança.

 

É uma jogada ousada do novo presidente-executivo da Nestlé, Mark Schneider, que fez do café uma prioridade estratégica enquanto tenta convencer os acionistas inquietos, incluindo o ativista Third Point, de que ele pode impulsionar o desempenho do grupo.

 

A Starbucks, com sede em Seattle, a maior cadeia de café do mundo, disse que usará os recursos para acelerar a recompra de ações e que o acordo aumentaria o lucro por ação até 2021, no mais tardar.

 

A Nestlé informou que espera que o acordo de venda de café ensacado e de bebidas da Starbucks aumente o lucro até 2019. O acordo não envolverá nenhum das cafeterias da Starbucks ou produtos prontos para beber. Mas permite que a Nestlé venda café Starbucks em cápsulas individuais - como faz agora com Nespresso e Nescafé - e amplie as vendas de café solúvel da Starbucks, um mercado importante na Ásia. A Starbucks agora vende café de dose única em cápsulas Kuerig K-cup.

 

O nome da Nestlé não aparecerá nos produtos da Starbucks. “Não queremos que o consumidor perceba que a Starbucks agora faz parte de uma família maior”, disse uma fonte da Nestlé.

 

A Starbucks, forte principalmente nos Estados Unidos, terá a palavra final na expansão de sua linha de produtos.

 

“Esta aliança global de café trará a experiência da Starbucks para as casas de milhões de pessoas em todo o mundo, através do alcance e da reputação da Nestlé”, disse o presidente-executivo da Starbucks, Kevin Johnson.

 

O acordo fortalecerá a posição da Nestlé nos Estados Unidos, onde é a quinta colocada com menos de 5 por cento do mercado. A Starbucks, líder de mercado, tem uma participação de 14 por cento, segundo a Euromonitor International.

 

Leia mais em Reuters.

Confira Outras Notícias